BOLETIM ELETRÔNICO

Cadastre aqui o seu e-mail e receba o nosso Boletim Eletrônico com todas as informações e notícias atualizadas, referentes às ações da Secretaria Executiva de Ação Social da Igreja Metodista na 1ª Região e Pastorais Sociais.

Escreva seu e-mail aqui:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Palavra do Secretário Executivo de Ação Social


 Foto de André Marmelo
Rev. Edvandro Machado Cavalcante

Atuação da Secretaria-Executiva de Ação Social junto às Igrejas Locais



     Igreja é a Igreja local e a Secretaria Executiva de Ação Social na Região entende que todo o trabalho que se faz em nível regional é no sentido de servir às nossas comunidades de fé. De imediato, estamos viabilizando cursos, em convênio com ONGS sérias, que gerem trabalho e renda e outros que auxiliem na captação de  recursos, planejamento e organização dos projetos desenvolvidos em nossas Igrejas locais. Consideramos de suma importância quantificar as ações que temos nas AMAS e demais trabalhos sociais, conhecendo o público alvo e o número de atendimentos que prestamos. Outra ação importante da Igreja na promoção da cidadania é o estimulo a uma maior participação nos Conselhos de Direitos (Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho do Idoso, dentre outros), em nível Municipal e Estadual, para fiscalização das ações do poder público. Manter o trabalho de supervisão às Pastorais Sociais da Região, de modo que o mesmo aconteça de forma conjunta e integrada aos outros segmentos da Igreja também é um desafio.
     Estes são objetivos que pretendemos alcançar paulatinamente neste biênio.

O significado e lugar da Ação Social na Igreja Metodista

     Se nos ativermos ao Metodismo histórico como fonte de reflexão para definirmos o significado e o lugar da Ação Social na Igreja Metodista, veremos que ela, Ação Social, deve ser vista não como algo "a parte", que nos "agregue valor", como um "plus a mais usado como verdadeiro marketing" em meio a tantas opções religiosas (poderíamos substituir o termo "opções religiosas" por mercado religioso, se usarmos os termos e lógica da sociedade de consumo capitalista do presente século, do qual não devemos  tomar a forma segundo mandamento paulino - Romanos 12:2). Tendo como fonte o referencial posto a Ação Social faz parte do cerne da Igreja Metodista, do seu centro irradiando/doando sentido e significado para nossa prática como Igreja, manifestando nossa real vocação histórica como metodistas, que é o exercício da relação de serviço amoroso ao mundo e ao próximo. Externando assim em frutos aprazíveis a Deus e aos homens de que estamos no caminho da perfeição cristã.
      Não só a prática de Wesley e dos primeiros metodistas (o primeiro grande centro de pregação metodista, a fundição em Londres, era também um grande centro de promoção de ações na área social, onde não havia divisões. As ações na área social eram parte da pregação do evangelho para os metodistas), mas também o conteúdo de seu pensamento teológico demonstram a verdade das afirmações anteriores.
      Para Wesley, obras de piedade (oração, leitura da bíblia etc.) só eram verdadeiras e genuínas quando se faziam acompanhar das obras de misericórdia (todos os gestos de amor, serviço, denúncia das injustiças sociais etc.).
    Um dos versículos centrais para Wesley na definição da fé cristã era o de Tiago 1:27 "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."  Mais exemplos seria repetir o que já é óbvio.

Revdo. Edvandro Machado Cavalcante
Secretário Executivo de Ação Social - 1º Região

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...