BOLETIM ELETRÔNICO

Cadastre aqui o seu e-mail e receba o nosso Boletim Eletrônico com todas as informações e notícias atualizadas, referentes às ações da Secretaria Executiva de Ação Social da Igreja Metodista na 1ª Região e Pastorais Sociais.

Escreva seu e-mail aqui:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto Sombra e água fresca

PROJETO SOMBRA E ÁGUA FRESCA

SOMBRA para descansar o corpo em tempos de calor ardido. ÁGUA FRESCA para acalmar a sede e aliviar o corpo seco.

No Brasil, constata-se a existência de um grande número de crianças desatendidas em suas necessidades básicas de alimentação, moradia, cuidados com a saúde, amor e compreensão, educação,proteção  e recreação. Diante desta realidade, a Igreja Metodista definiu como prioridade o trabalho de apoio integral às crianças, promovendo projetos que ofereçam oportunidades para que se desenvolvam integralmente .

Com o projeto Sombra e Água Fresca, a Igreja Metodista pretende atender crianças de 06 a 14 anos, levando-as a uma vivência de fé, onde a presença divina é fundamental para o desenvolvimento, oferecendo-lhes atividade que fortaleçam o desenvolvimento físico, espiritual e social, visando as melhores condições de vida e compartilhando o amor que é fruto de uma experiência contínua com Deus.

A Constituição e as leis (ECA-Art. 15) garantem o direito à liberdade e à cidadania . Toda criança e adolescente é também sujeito da historia e como tal, precisa dos cuidados necessários para  o seu desenvolvimento. Por isso, entendemos que é fundamental o compromisso e a participação da família e da igreja na valorização e na prática da cultura. Valores da fé.

BASE BÍBLICA E TEOLÓGICA

Baseado em Jonas 4:6 entendemos que a sombra e a ausência dela foram instrumentos pedagógicos de Deus. A sociedade brasileira está em crise. A desigualdade social atinge homens, mulheres e crianças e por isso precisamos nos envolver em uma prática libertadora que leve o ser humano a perceber que o Evangelho não é utópico mas pode se tornar real a partir das ações práticas que encorajam outras pessoas a estabelecer o Reino de Deus. Jesus é a única fonte de vida a jorrar (João 4:14) e os verdadeiros valores de uma vida plena precisam ser ensinados e a nós, educadores, cabe a tarefa de mostrar que o sonho pode se tornar realidade a partir do envolvimento e comprometimento com o outro. Neste processo, a empatia é necessária . Nossa prática precisa estar firmada em ações coerentes com os planos de Deus para o ser humano: “Eu vim para que tenham vida plena...” João 10:10.

Em Mateus, podemos perceber que a Igreja é constituída de um povo que se submete à vontade de Deus e a conversão nos leva a uma prática verdadeiramenete comprometida com os valores do Reino de Deus. Nenhuma força do mal pode vencer uma igreja comprometida. Temos certeza de que o “ Novo céu e a nova terra...” (conf. Ap. 22:1-6) não é utopia. Precisamos acreditar que a promessa de Deus é verdadeira, mas serão homens e mulheres comprometidos com os valores que nascem no coração de Deus, que fazem a diferença num pais onde o respeito, a dignidade e a cidadania muitas vezes ficam guardados nas “ caixinhas de promessas” daqueles que aproveitam as oportunidades para fortalecer  o ego ou tirar vantagens da miséria e da pobreza em que grande parte dos brasileiros estãovivendo.

PROPOSTA DO PROJETO SOMBRA E ÁGUA FRESCA
A partir de um levantamento da  realidade local, a igreja organiza uma equipe convidando pessoas (igreja e comunidade) para constituir um grupo para motivar outras pessoas. A equipe será então capacitada para atuar no projeto. A participação da família é muito importante. Na ocasião das inscrições é preciso consultar cada família sobre a possibilidade de participar de um programa como voluntários.
 Ao delinear o perfil dos integrantes da equipe, algumas características são necessárias, como por exemplo:

1.      Gostar de crianças e adolescentes e saber se relacionar com eles;
2.      Ter disposição para trabalhar com pessoas empobrecidas;
3.      Ser paciente e saber tratar o outro com atenção e respeito.

ESPAÇO FÍSICO E MATERIAIS NECESSÁRIOS

A vontade e a coragem são mais importantes! Com criatividade podemos transformar pequenos espaços em ambientes que recebam as crianças. A falta de recursos não pode ser pretexto para não fazer.
Fazer uma relação dos espaços já existentes é necessário. O salão da igreja, salas ociosas de escolas, clubes esportivos, galpões vazios e etc., limpos, arejados e iluminados podem servir para o objetivo do Sombra e Água Fresca. É importante verificar o fornecimento de água potável e a necessidade de adaptação de banheiros, chuveiros e espaços para a preparação do lanche. O ambiente precisa ser agradável e estimulante.
O material didático pedagógico precisa estar em boas condições. O programa pode começar com os recursos disponíveis e aos poucos ir ampliando a quantidade e a variedade.  Se possível, forme uma biblioteca que pode ser iniciada com livros de consulta, dicionários, revistas, etc. Um aparelho de TV e DVD, aparelho de som, computadores, ventiladores e outros recursos, permitem um maior proveito das atividades  elaboradas.

INFORMAÇÔES NECESSÁRIAS ANTES DE INICIAR O PROJETO

È preciso uma análise da situação da realidade da criança e do adolescente da comunidade. Lembre-se que o projeto não deve estar voltado apenas para a igreja local. A equipe deverá procurar informações para saber como vivem as crianças ( 6 a 14 nos) com suas famílias, qual a situação habitacional, a situação escolar, o que elas fazem depois das aulas e quais as condições de saúde que elas apresentam. Entre outras, estas informações são fundamentais para elaborar um programa de atendimento na igreja local.

PLANEJANDO PARA AGIR

O que fazer primeiro? Onde  concentrar mais recursos? Uma visão da necessidade local poderá orientar estas decisões. O planejamento deverá ser simples e questões básicas precisam ser consideradas:

·    O que o grupo pretende fazer?
·    Com quantas pessoas é possível contar?
·    Qual o espaço que poderá ser utilizado e quais os materiais necessários?
·    Onde e quando obter recursos?
·    Como envolver a família e a comunidade?
·    Que apoio a igreja local e a comunidade podem oferecer?
·    Como se dá a avaliação dos acontecimentos?

PROPOSTAS DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Educação Cristã
·    Buscará vivenciar com a criança a compreensão da vida através de uma prática libertadora, segundo os ensinamentos de Jesus;


2.    Acompanhamento escolar
·    Espaço para a realização de atividades que contribuam para desenvolver, em nossas crianças, competências cognitivas básicas tais como:  expressão oral e escrita, cálculos, raciocínio lógico, solução de problemas e capacidade de decisão, habilidades de comunicação e interação social;


      3.Esporte e Recreação.
·    A prática do esporte, além de favorecer a consciência do próprio corpo, seus limites e possibilidades, desenvolve o espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito coletivo;

       4.Cultura e Expressão artística.
·    Trabalhar a expressão artística e cultural é tomar a arte como expressão de continuidade da obra de Deus;

       5.Saúde.
·    A educação e a saúde são inseparáveis. A boa saúde  proporciona um aprendizado proveitoso e um aprendizado proveitoso proporciona saúde.;
      
       6.Cidadania.
·     Todos nós temos uma série de direitos para nos proteger e ao mesmo tempo, deveres a cumprir. Fazer valer nossos direitos e agir de acordo com eles é o que nos torna cidadãos. A proposta de trabalhar cidadania, será direcionada para ensinar crianças a tomar decisões, construir relações afetivas saudáveis, reconhecerem-se como sujeitos ativos e participantes dentro do seu grupo social e buscar soluções a fim de alterar a realidade.

Contudo, para que o sonho se torne realidade, é preciso orar para fortalecer a nossa caminhada. È necessário o apoio das pessoas da igreja e também da comunidade onde a igreja está. A família da criança precisa estar envolvida, conhecer o resultado do trabalho e testemunhar a diferença . Um clima solidário e fraterno levará a equipe e aos familiares envolvidos a ações práticas que mostrarão o comprometimento da igreja com os valores do reino de Deus

O que for difícil vamos fazer. O que for impossível para nós, Deus estará fazendo. Somos desafiados a nos comprometer com os sonhos de Deus para o ser humano e nesse contexto somos então agentes de transformação da história. Sigamos em frente. Jesus garante!
Rosinete Siqueira. Pastora Metodista, com Licenciatura em Educação Cristã e Filosofia. Terapeuta com pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Tel: (21)9922 95 07 // 8635 0877
E mail: rosimetodista@yahoo.com.br  ou prarosi@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...